Casa Castro

2025

Dados técnicos

Tipo: Residencial unifamiliar

Local: Tubarão, Santa Catarina

Área: 242,60m²

Ano: 2025

Equipe: Bruno Souza e Davi Mota

Esse projeto traz a volumetria como elemento de destaque, onde os pavimentos e zoneamento materializam a fachada como um todo. O pavimento inferior, dividido entre área social, garagem e área de lazer externa, utilizam o espaço do terreno de maneira precisa e bem aproveitada, além de fazer bom proveito dos condicionantes climáticos e potencializar as vistas.

Já o pavimento superior é destinado a área íntima, ainda com um estar íntimo fazendo uso da cobertura da garagem, com banheira e deck também voltados a vista local. O bloco de escada é marcado pela presença do concreto aparente e também vinculado a panos de vidro que trazem personalidade e robustez a fachada e também aos ambientes internos.

Implantada num morro e com as principais esquadrias voltadas a cidade no horizonte, a casa mantém a privacidade se mostrando pouco aberta a via local, mas bem aberta as vistas e a leveza que esse cenário traz, com esquadrias amplas inclusive nas circulações. A materialidade caracteriza os blocos zoneados e também vincula a solidez como uma característica estética, fazendo uso do concreto, alvenaria e tijolo estrutural em um conjunto belo e funcional.

Os painéis de madeira criar ritmo e diversidade a fachada, além de vincular aos tons terrosos do restante da volumetria e seu entorno como um todo. As floreiras e vegetações conectam ainda mais o ambiente construído a vista e ao cenário deste conjunto diretamente vinculado ao morro. Os espaços de deck e área gourmet são livres e contam com apoios diretos e muito funcionais da área interna da residência, facilitando o acesso a utensílios e espaços de maneira eficiente e precisa.